terça-feira, 25 de novembro de 2008

Transportes Públicos

Uma das coisas que é muito diferente aqui em Londres é o "ambiente" que se respira no Metro ou no Autocarro. As pessoas aqui vão a ler o seu livro, o jornal, a fazer a maquilhagem, cada uma na sua própria vida. Mas no Porto não é nada assim, existe convivio, as pessoas contam a sua vida toda ( em especial as mais de idade), ou falam do último jogo do Porto, do Governo como se percebessem alguma coisa..enfim há sempre uma tema de conversa. Acho que este vídeo ilustra bem o que eu estou a tentar explicar:

domingo, 23 de novembro de 2008

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

London Jazz Festival

Com um cartaz super extenso, em locais muito variados e o melhor a grande maioria com entrada gratuita. Este fim de semana já acaba, mas ainda há tempo de aproveitar muitos concertos.

http://www.londonjazzfestival.org.uk/

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

World Photo Press 2008

No Verão de 2007 tive que passar uma noite no aeroporto de Madrid, Barajas, à espera do voo para o Porto, depois de estar uma semana no Sul da França. Como a espera era longa eu, a Nati e a Salomé (as viajantes) começamos a "explorar" o Aeroporto. E o que encontrámos a exposição da World Press Photo de 2007. Ou seja, a maior e mais famosa exposição de fotografia do Mundo, que atribui os prémios mais prestigiados do fotojornalismo. As fotos premiadas são exibidas em mais de 45 países e vistas por mais de 2 milhões de pessoas. O mais interessante desta exibição é que por detrás de cada foto existe uma história, um contexto e em cada uma das fotos é feita uma descrição,um enquadramento. Existem várias categorias e prémios, mas esta foi a foto vencedora:

O vencedor do WPP foi Tim Hetherington, que fotografou um soldado americano a descansar num bunker no Afeganistão a 16 de Setembro de 2007. A foto premiada insere-se na categoria "Notícias em Geral" e reflecte, nas palavras do presidente do júri, Gary Knight, a "exaustão de um homem - e a exaustão de uma nação".

A imagem foi escolhida porque "o júri viu nela um poder de comunicação muito grande, a nível metafórico", revelou Maaike Smulders, comissária do WPP, na apresentação oficial da exposição. "Inspira-nos a pensarmos no que se passa no Afeganistão e sobre a guerra em geral", acrescentou.

Algumas das exibições:
07 de Novembro a 28 de Novembro, Forum da Maia
13 de Novembro a 08 de Dezembro, Royal Festival Hall, London

Para mais informações:http://www.worldpressphoto.org/

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Remembrance Day - Poppy Day


Desde o inicio do mês quem circula pelas ruas de Londres já deve ter reparado o número de pessoas que tem usado na lapela uma papoila. Este é o símbolo do Remembrance Day, que é uma data em memória de todos os que sacrificaram as vidas no decorrer das várias guerras.

Todos os anos às 11h, do dia 11 do mês 11 é recordado com dois minutos de silêncio e outras actividades a assinatura do armistício que deu fim à I Guerra Mundial, já que às 11h de 11 de Novembro de 1918 as armas silenciaram-se depois de 4 anos de ininterrupta actividade.


sábado, 8 de novembro de 2008

Lord Mayor's show

Qual não é o meu espanto esta manhã ao sair do metro e em vez de encontrar uma City completamente deserta, como é costume aos fins de semana, especialmente de manhã, não vejo uma multidão pelas ruas de bandeirinhas na mão.

Esta manhã, tinha trabalho de grupo na biblioteca em Moorgate, mas como a estação de metro em Moorgate estava fechada tive que sair em Bank e ir a pé até Moorgate, o que me levou a acompanhar a procissão do presidente da Câmara aqui de Londres.

Segundo o site do evento explica, em 1397 Dick Whittington, então eleito Mayor londrino dirigiu-se ao Royal Courts of Justice a fim de prometer lealdade à Coroa e desde então todos os recém eleitos mayors fazem o mesmo trajecto.

http://www.lordmayorsshow.org/






sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Comic Boris

O mayor aqui de Londres, Boris Jonhson, tem um aspecto muito pouco convencional pelo menos se o compararmos aos políticos portugueses. Esta semana foi editada juntamente com a famosa revista London Time Out uma banda desenhada com aventuras tipo Indiana Jones do mayor londrino.

A banda desenhada é intitulada Four feets from a Rat que é uma clara referência ao mito urbano que na City (zona central de Londres) estamos sempre a menos de um metro e meio de um rato. O trabalho foi desenvolvido pela Agência de publicidade Mother.


quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Tv License

Nós reclamamos de pagar a TV Licence aqui no Reino Unido, mas ao menos a BBC não passa publicidade e é uma taxa cobrada às claras!

o texto seguinte anda a circular nos e-emails, não é da nossa autoria:
Já toda a gente reparou na factura da EDP que recebe em casa?

-Contribuição Audiovisual pelo valor de 3.42 Euros??? -E porque temos nós, portuguesinhos, de pagar isto? -Eu não pedi nada de Audiovisual... estou a pagar porquê e para quem??? -E para onde vai esse dinheiro? E mais grave ainda. Porque é que as escadas de condomínios também pagam os tais chamados euros para os audiovisuais.
Temos televisão quando subimos as escada de casa. E outra, porque é que a casota de campo para apoio agrícola , também paga para os meios audiovisuais. Só neste País, e com governos destes! É o que temos e não há outro. -1 milhão de facturas dá mais de 3 milhões de Euros...
-Onde anda esse dinheiro??? -Eu quero saber... e se me disserem que é para a RTP eu exijo a devolução do dinheiro. Afinal pago a TVCabo para ter TV, outros pagam a TVTel, outros a Cabovisão, etc.

Andy warhol visto de perto

A exposição a início é uma repetição daquelas imagens que repetidamente vemos por todo o lado, Marilyn Monroe, Mick Jagger, as latas de Campbell's, ícones da pop arte e da cultura de massas. Nos restantes espaços o que prevalece é o audiovisual, filmes sobre ele, com ele e dele. Durante a exposição a vida dele é aos poucos apresentada (pelo menos para mim que sempre tive um conhecimento muito geral sobre Warhol). Saí de lá com a sensação que ele foi alguém muito estranho, mas cada vez mais tenho a ideia que génios criativos não são pessoas muito normais.


Southbank Center, Hayward Gallery bilhetes £10 geral ou £6 estudantes

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aniversário Kate

Para encerrar a temporada de aniversários, este Sábado comemoramos o aniversário da Kate. Ao contrário das outras celebrações, esta foi em casa, fizemos uma pequena reunião de amigos.



Esta pequena maravilha que podem vir aqui em cima foi o maravilhoso bolo de chocolate que eu fiz para a Kate. Não calhou bem como eu queria, mas foi a primeira vez que eu tentei, por isso prometo um bolo de chocolate melhor para a próxima. A receita quem me deu foi a minha amiga Carlinha, e os bolos dela são maravilhosos;)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Dica - restaurante tailandês, Busaba Eathai

Para comemorar o meu aniversário fomos a um restaurante tailandês muito bom, o Busaba Eathai. As filas na porta são sempre uma constante mas neste caso são um indicador seguro da qualidade da comida, de preços razoáveis e um ambiente muito agradável.

As mesas são grandes e são partilhadas, mas como éramos um grupo grande ficamos com uma mesa só para nós.

E como portugueses estão por todo o lado em Londres, um dos empregados de mesa do restaurante é português e do Porto.

O que estivemos foi em Store Street, mas pelo que vi no site deles há mais outros dois ali bem perto. Um sítio a repetir!

http://www.busaba.com/location.html