domingo, 12 de setembro de 2010

Mercadinhos de comida

Um programa de Sábado que eu adoro é ir almoçar num dos muitos mercadinhos de comida que tem espalhados pela cidade. Acho que é uma coisa que tem bem a cara de Londres, com uma oferta muito variada e tudo muito informal (tão informal que acho que em Portugal a ASAE fecharia todas as barraquinhas de comida). Informalidade também das pessoas que compram a comida nas barraquinhas e depois sentam-se no chão, na relva dos jardins mais próximos, na beira do canal, ou em qualquer lugar que se sintam confortáveis e por ali vão ficando na conversa ou só a observar quem passa e diga-se de passagem Londres é dos melhores sítios do mundo para observar pessoas.

Ontem aproveitando que tínhamos uma amiga de Portugal aqui de visita fomos até Camden Town que além de ser perto é um óptimo lugar para comprar presentes e lembrançinhas. A par com todas as opcções gastronómicas já existentes nos local, aos fins de semana tem também um mercadinho de comida que se instala nas margens do canal bem no meio do mercado principal. A oferta é muito variada com opções culinárias de vários países, orgânicas, vegetarianas e até mesmo vegan.
O mercado de comida mais famoso é o Borough Market, que é bom não só para almoçar mas também para comprar frutas, variedades diferentes e artesanais de queijo, presuntos e muitas outras coisas. O Borough situado mesmo ao lado da London Bridge é literalmente debaixo da ponte dos comboios e é sempre muito cheio, mas é garantia certa de encontrar muitas iguarias de nos deixar de água na boca.
Um mercadinho de comida que eu gosto muito, apesar de ficar um pouco longe para mim é o Duke of York Square Food Market, situado na King's Road em Chelsea, com a vantagem de a zona envolvente ser bastante bonita com um espaço verde mesmo em frente à galeria Saatchi (que merece muito uma visita) e uma nova zona pedonal de lojas e restaurantes.

Claro que se falamos de mercado de comida ao Sábado também não posso deixar de referir o famoso de Portobelo Road Market em Notting Hill que como os outros todos oferece uma grande variedade de opções.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

2 anos de Londonices

A 7 de Setembro de 2008 aqui as Londonices trocaram o Porto por Londres. Na bagagem muitos objectivos e mais que tudo uma ânsia enorme de conhecer e aprender mais. Dois anos depois, depois de muitos objectivos alcançados o horizonte alargou-se, os objectivos multiplicaram-se e a fasquia subiu...
Quantos anos de Londres vou contar mais eu não sei, só sei que por agora é aqui que me vejo ficar! Ainda no Sábado a Kate disse-me que me vê a ir embora muito antes que ela, isso não sei, a vida dá tantas voltas, se há cinco anos me dissessem que o meu futuro passava por viver em Londres eu não acreditaria e no entanto aqui estou eu.

domingo, 5 de setembro de 2010

Just giving

Uma das coisas que mais me impressionou nos Ingleses é o quanto eles gostam de ajudar os desfavorecidos. Por toda a cidade existem várias 'charity shops', no fundo são lojas que vendem todo o tipo de coisas (desde livros a roupa, malas, sapatos) que foram doadas e o dinheiro da venda é para a charity. Uma das mais conhecidas aqui na Inglaterra é a Oxfam. Além disso, também já não é a primeira vez que recebo um email a dizer que alguém vai correr X km's de bicicleta e que vai arrencadar Y£ para doar a uma Charity.A Maratona de Londres é um dos maiores eventos do Mundo de arrecadação de fundos para instituições de caridade.
O último emai que recebi foi da minha ex-flatmate a Jackie... Ela vai fazer uma corrida de bicicleta de 612 km no México, de uma costa à outra e o objectivo dela é arrecadar £3500 para a Macmillan Cancer.
Aqui fica o site para quem quiser ajudar: http://www.justgiving.com/Jackie-Carson-Long

Obrigado!