Páginas

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

World Photo Press 2008

No Verão de 2007 tive que passar uma noite no aeroporto de Madrid, Barajas, à espera do voo para o Porto, depois de estar uma semana no Sul da França. Como a espera era longa eu, a Nati e a Salomé (as viajantes) começamos a "explorar" o Aeroporto. E o que encontrámos a exposição da World Press Photo de 2007. Ou seja, a maior e mais famosa exposição de fotografia do Mundo, que atribui os prémios mais prestigiados do fotojornalismo. As fotos premiadas são exibidas em mais de 45 países e vistas por mais de 2 milhões de pessoas. O mais interessante desta exibição é que por detrás de cada foto existe uma história, um contexto e em cada uma das fotos é feita uma descrição,um enquadramento. Existem várias categorias e prémios, mas esta foi a foto vencedora:

O vencedor do WPP foi Tim Hetherington, que fotografou um soldado americano a descansar num bunker no Afeganistão a 16 de Setembro de 2007. A foto premiada insere-se na categoria "Notícias em Geral" e reflecte, nas palavras do presidente do júri, Gary Knight, a "exaustão de um homem - e a exaustão de uma nação".

A imagem foi escolhida porque "o júri viu nela um poder de comunicação muito grande, a nível metafórico", revelou Maaike Smulders, comissária do WPP, na apresentação oficial da exposição. "Inspira-nos a pensarmos no que se passa no Afeganistão e sobre a guerra em geral", acrescentou.

Algumas das exibições:
07 de Novembro a 28 de Novembro, Forum da Maia
13 de Novembro a 08 de Dezembro, Royal Festival Hall, London

Para mais informações:http://www.worldpressphoto.org/

1 comentário:

Wask disse...

nao conhecia o teu blog. Vou ver se apareço mais vezes...