terça-feira, 7 de julho de 2009

Cardiff

No passado fim-de-semana o destino escolhido foi Cardiff. A capital do país de Gales é uma cidade não muito grande mas com várias coisas interessantes para se ver. O ideal é visitar a cidade num dia e no outro visitar os castelos que tem bem próximos e que são muito famosos, Castell Coch (Castelo Vermelho) e Caerphilly.

Nós optamos por ir de autocarro e há várias opções diárias a sair da Victoria Coach Station, com preços muito económicos. A viagem de autocarro dura 3h30.

O posto de turismo de Cardiff é o sítio ideal para começar a visita à cidade, não só para pedir as dicas e mapas da cidade, pela simpatia dos funcionários mas porque é ali que começa um circuito turistíco por toda a cidade. No posto de turismo nos deram um mapa e um livrinho com as indicações do Centenary Walk, um circuito que percorre toda a cidade histórica e facilmente encontramos os sítios mais interessantes da cidade. É só seguir as indicações no chão que nos indica o percurso e os locais de interesse(foto acima).

Sem dúvida que a maior atracção da cidade de Cardiff é o castelo, bem no centro da cidade. A minha grande surpresa foi na castelo ter disponível informações e Áudio guia em Português (bem devo dizer que fui a única do grupo que utilizou o sistema em PT e fui a única a ter problemas porque aquilo não estava a funcionar muito bem, mas já é um começo).





O país de Gales e Cardiff são também conhecidos pela sua devoção ao rugby, referências ao desporto são encontradas por toda a parte, essencialmente, nos pubs que quando há jogos de rugby estão cheios. Pensávamos nós que o burburinho nos pubs deviam-se à final feminina em Wimbledon quando afinal descobrimos que eles estavam a vibrar mas com um jogo de rugby.
O Millenium Stadium, um estádio muito moderno dedicado à prática do rugby, é um marco na cidade.

A cidade tem uma mistura muito bem conseguida de centro histórico e novos prédios que têm crescido ao redor da cidade. A Baía de Cardiff é bem exemplo disso, uma zona bastante nova cheia de edifícios recentes e interessantes e também com uma vida nocturna bastante agitada, com uma zona de bares e restaurante voltada para a baía.
Por falar em vida nocturna, nunca vi tantas despedidas de solteira juntas, tanta mini-saia, tanto decote e olhem que eu já achava as mulheres em Londres muito calorentas!

Muito perto de Cardiff é possível visitar os castelos Coch (Castelo Vermelho) e Caerphilly. Nós optamos por apenas visitar o castelo medieval de Caerphilly (fotos abaixo), que é o mais famoso e o segundo maior do UK a seguir a Windsor. O castelo construído no séc. XIII tem actualmente praticamente só as paredes e fica no centro de uma pequena cidade. Por indicação do posto de turismo optamos por ir para lá de autocarro e é uma viagem muito agradável, mas há a possibilidade de fazer a mesma viagem de comboio. O mesmo autocarro que vai para Caerphilly passa muito perto do Castell Coch, por isso é possível ver os dois castelos no mesmo roteiro.

1 comentário:

yevgeny disse...

Bela visita guiada!

Obrigado