sábado, 8 de agosto de 2009

Publicações gratuitas no metro

As publicações gratuitas no metro de Londres já fazem parte deste sistema de transporte que é tão essencial para quem vive ou visita a capital britânica. As publicações gratuitas marcam não só porque não há estação em que não tenha alguém a nos impingir um exemplar, seja pela quantidade enorme de pessoas que fazem as deslocações de metro a lê-los, ou pela quantidade de jornais que são deixados pelas carruagens e estações.

Já faz parte do "código" do metro deixar os jornais no banco ou no parapeito entre os bancos e as janelas, porque logo de seguida há alguém que pega no jornal para uma "vista de olhos". Por vezes ao ver esta situação repetidamente pergunto-me por quantas mãos um único jornal pode passar num só dia...

Apesar de por vezes aparecerem diferentes publicações, que eu não se serão regulares, três jornais marcam essencialmente o panorama, Metro (normalmente distribuído pela manhã), London Paper e Lite (distribuídos pela tarde). Os três são o fast-food do jornalismo, com o Metro um pouquinho melhor tentando fazer uma abordagem rápida da actualidade enquanto o London Paper e o Lite nem tentam, ficam-se apenas por apresentar tudo que é desgraça (nunca o mundo viu tanto esfaqueamento, suicídio e crimes hediondos) e claro o que as celebridades andam a fazer (não sei porquê, ou se calhar até sei, mas as celebridades são sempre as mesmas e na maioria dos casos nem carreira têm, ou se calhar aparecer nos jornais hoje em dia já é uma carreira e eu nem sei).

No meio das publicações gratuitas do metro há algumas revistas, uma delas a Sport, que eu devo dizer que considero uma publicação bem interessante. Primeiro porque abordam o desporto de uma forma generalizada e não apenas 20 páginas de futebol e uma página de resumo para as modalidades (mas isto está relacionado com toda uma cultura de um país que vibra com o desporto em geral e não apenas com o futebol) e além disso a revista distribuída à sexta-feira faz sempre uma antevisão do que mais importante vai acontecer no mundo desportivo na semana seguinte, sempre com entrevistas aos principais desportistas britânicos.

1 comentário:

Sofia disse...

Eu costumo ler a Sport =)