Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2009

Imperial War Museum

Como é de conhecimento geral Londres é repleta de museus com entrada gratuita. Já visitei alguns e esta semana adicionei mais um à minha lista - o Imperial War Museum.

Fica numa zona sem outras grandes atracções, ou seja, para o ir visitar temos que lá ir de propósito. Fica num edifício antigo, que actualmente está a sofrer obras de recuperação na fachada, no meio de um parque.

Não vi o museu todo, mas o que tive a oportunidade de observar achei bastante interessante. Logo à entrada no hall principal podemos ver vários carros e aviões de guerra, é uma área bastante engraçada, principalmente, pela disposição da máquinas (como podem ver pela foto).

Tem uma parte onde é explicada como foi a vida das crianças inglesas durante as guerras. Como Londres foi sempre um alvo muito forte de bombardeamentos, as crianças foram evacuadas para zonas rurais onde eram recebidas por famílias de acolhimento. Nesta zona do museu foi possível ver também o imenso trabalho de propaganda que foi feito na época em cartazes que induziam, essencialmente, a que os homens fossem para a guerra, para que todos criassem hábitos de racionamento (quer de comida, quer de roupa) e a que pais e filhos se mentalizassem que a separação, com a ida das crianças para os meios rurais, era essencial.

Também gostei muito da parte das trincheiras e até fiquei a perceber melhor como eram feitas, não em linha recta como eu imaginava mas em zigue-zague. Há também uma simulação da vida nas trincheiras que é muito realista.

Depois vi mais alas e alas de exposição sobre diferentes guerras, onde essencialmente podemos apreciar os uniformes, os utensílios e as armas. Mas que a partir de uma certa altura e de tanta guerra acaba por começar a ser repetitivo.

O balanço geral foi positivo. Acho que o museu merece uma visita;)

Imperial War Museum - estação de metro Elephant & Castle

1 comentário:

Anónimo disse...

... concordo!