segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O chá das 5 às 4 por 8

Umas das maiores instituições culturais aqui no Reino Unido é o chá das 5. Quem no mundo todo não associa imediatamente o chá como uma tradição britânica? O que muito pouca gente sabe é que a popularidade do chá na Inglaterra deve-se em boa parte à portuguesa Catarina de Bragança, que foi esposa do rei Carlos II da Inglaterra e consequentemente rainha dos ingleses, e que trouxe consigo o costume de beber chá. Já a tradição do chá das 5 é atribuída a Ana, 7ª Duquesa de Bedford, que como sentia fome entre o almoço e o jantar começou a pedir que lhe servissem chá por volta das cinco da tarde. Passou a convidar algumas amigas a acompanhar e rapidamente o costume virou moda entre toda a sociedade.
No passado sábado o chá das cinco foi um belo pretexto para mais um encontro de amizades virtuais. Éramos ao todo 8, e o local (muito bem escolhido pela Flávia) foi um hotel em Park Lane, com uma decoração bem tradicional e música ao vivo num piano de cauda.
O chá começou com uma taça de champanhe, depois foi servido o chá com leite e umas bandejas de três andares com savories (mini sandwiches), Scones e Pastries (pastelaria em miniatura).
O encontro estava marcado para as 4 da tarde e só terminou depois das oito e isto porque o empregado gentilmente nos trouxe a conta. As conversas foram mais que muitas e o tempo passou a voar. Sem dúvida uma tarde de luxo!
Fotos by Drieverywhere

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem fiquei super curiosa com o local e a «ementa»!!! Por isso, já sabes quando formos aí, quero ir beber esse chá das quatro :):)

Beijinhos, amiga

Andreia C.