Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Assalto/ Consulado Português em Londres

Não gosto de falar mal só por falar. Eu, ainda bem, nunca precisei dos serviços do consulado aqui em Londres, mas pelos vistos, pelo que ouço falar, se precisasse estava 'tramada'.

A kate (a minha sócia aqui no Londonices) foi roubada. Estávamos em Camden com um grupo de amigos, sexta-feira de tarde, depois do trabalho a beber umas pints quando ela deu conta que a mochila dela tinha desaparecido. Corremos o pub todo e nada da mochila. O gerente super atencioso nos levou até à salinha da segurança e nos mostrou a gravação da CCTV. A gravação não era muito nítida, mas era visível um tipo ao telefone em pé junto da nossa mesa sempre a olhar para nós. Nós lá na maior animação a conversar sem prestar atenção a nada. O tipo fica rondando a nossa mesa uns cinco minutos até que pára pega a mochila e sai na maior descontracção e nós lá conversando. Resultado: ela ficou sem a carteira e sem os documentos. Pior o passaporte também estava na mochila e ela ficou sem NENHUM documento que a identificasse.

Na segunda-feira seguinte a primeira coisa que ela fez foi pedir no consulado um novo Bilhete de Identidade que agora é o famoso Cartão Único que engloba também uma série de outros documentos. Isto aconteceu a 19 de Abril e ela continua hoje, 7 de Junho sem ter recebido nenhum documento de identificação e não pode sair do país. No consulado dizem que não é culpa deles nos serviços em Portugal dizem que ela tem que falar com o consulado (!). Ela tem viagem marcada na próxima semana e não sabe se vai conseguir viajar porque nenhuma entidade lhe consegue providenciar um documento de identificação e isto num espaço de dois meses. Eu pergunto-me para que temos um serviço de consulado se não podemos contar com ele. Quando me mudei para Londres toda a gente me dizia se precisares de renovar algum documento não vás ao consulado, marca viagem para Portugal e vai à loja do cidadão, é mais fácil. Pelos vistos era um conselho bem acertado.

Mas pelos vistos a Kate não é a única a ter este tipo de reclamação já que estes dias vi várias pessoas pelo Twitter e pelo Facebook a reclamar também dos serviços demorados do Consulado Português em Londres.

Imagino que o serviço consular em Londres deve ter um afluência muito alta já que o número de portugueses a viver em Londres e no Reino Unido é bastante alto (e aumenta cada vez mais), mas um serviço mínimo eles têm que garantir ao cidadão português. Que adianta o estado português gastar dinheiro com um consulado aqui se quando precisamos com emergência dos serviços não podemos dispor. Eu considero uma emergência um cidadão querer um documento de identificação quando foi assaltado e não tem nenhuma outra forma de o conseguir e acho lamentável ter que esperar mais de dois meses pelo documento.

11 comentários:

Anónimo disse...

Ola,
eu infelizmente ja tive que recorrer aos sevicos do consulado.
Mas como o servico prestado foi tao bom e eficiente que acabei por viajar no dia que caducava o meu bilhete de identidade para Portugal e tratei la da renovacao que no dia seguinte estava pronto!
Nao acredito que a tua amiga va ter o passaporte ou bilhete de identidade antes da viagem, mas ela pode pedir um bilhete de identidade provisorio penso eu...ela que va la e leve o comprovativo da viage.
Acho que eles fazem um provisorio.
Boa sorte.

Anónimo disse...

Ola', felizmente nao precisei ainda dos servicos do Consulado, mas tentei fazer a inscricao consular (nunca se sabe) e acabei por desistir...

Olha sei que o Consulado pode emitir um documento provisorio so para que a kate possa viajar e depois em PT pode tratar dos documentos. Nao sei pormenores mas fica dica.

Boa sorte

Anónimo disse...

Eu estou em Inglaterra há 15 anos fui ao Consulado uma vez e nunca mais lá voltei. Quando tenho de renovar os meus documentos vou a Lisboa e trato lá de tudo. Em geral marco férias na altura que sei que tenho de renovar os documentos. É muito mais fácil e evita o stress de ter de depender do Consulado.
É pouco provável que os documentos da sua amiga estejam prontos a tempo. Ela deve ir ao Consulado e pedir uma "guia de saída do país" (um tipo de bilhete de identidade provisório), um documento que serve apenas para sair do Reino Unido, depois terá de tratar dos documentos em Portugal, porque já não pode entrar com a guia.
Boa sorte para ela!

cris disse...

Dizer "Lamentavel" e no minimo seremos simpaticos para com o consulado e claro esta para com o governo. Afinal, se o consulado nao funciona a maior culpa e do governo.
Acho que aqui, nestes casos ( como em outros ) se ve como os Portugueses sao unidos ( ou nao ) para resolverem ( ou nao ) os seus problemas.
Tenho a certeza, que se fosse outro povo a ter um consulado assim, ja se tinha feito alguma coisa seria quanto a isso.
Todos nos sabemos infelizmente que "nos " nao somos muito unidos para causas importantes, como esta !

Restelo disse...

Ouch!! Ok, jamais andarei com o passaporte na mala!! É mais ou menos o que faço, mas com este post fico com essa certeza. Boa sorte para a tua amiga.

Joao disse...

Eu tu numa situacao muito ma e ler que os servicos do consulado nao sao la muito bons n ajuda... o meu bi expirou o mes passado eu ia a pt renova-lo mas n pude p causa do vulcao e no outro dia uma atm engoliu o meu cartao do banco e agra n posso fazer outro pois n tenho identificacao... Se eles demorarem assim tanto tempo a fazer outro bi eu estou lixado porque n posso levantar dinheiro nem fazer nada... alguem tem alguma sugestao do que eu possa fazer? Estou mesmo deseperado agradecia a vossa ajuda.

Kate disse...

Olá João!
Eu já tive na tua pele é mesmo muito chato e angustiante..
Eu consegui leventar dinheiro num Balcão do meu banco.... Eles fizeram umas perguntas de segurança e consegui.. Por isso podes tentar no teu banco...
Qt ao BI manda um email para o Consuldao: mail@cglon.dgaccp.pt e diz que precisas de tirar o BI.. eles demoram pelo menos um dia para responder e marcam uma visita para tirares o Cartão de Cidadão... Depois disso mais ou menos semana e meia deves ter o BI.
Boa sorte! e se puder ajudar é só dizer

luis disse...

Olá Pessoal
Este consulado aqui de londres é uma porcaria.Fui 3 vezes fazer o tal do cartao cidadao e nada ainda,
sem contar o tempo que esperei pq cada hora e dia marcado levava 2 a 3 meses p cada pedido.
E hj fui lá depois de ter marcado em julho nao fazem o cartao pq meu visto esta vencido e terei q ir aé portugal p fazer(sou brasileiro nacionalizado portugues)

gen disse...

Eu tambem alinho com aquelas pessoas que mostram o seu descontentamento com os servicos do consulado portugues em Londres. Desde Marco do ano passado,8 meses,que estou a tentar fazer o registo do meu matrimonio aqui no uk mas sem sucesso. fiz o casamento religioso em italia e o civil aqui no uk. O consulado aqui em londres diz-me que devo fazer o registo do casamento no consulado em Roma pois o casamento foi la ainda que o civil tenha sido feito na inglaterra. O consulado em Roma dis-ze que o consulado em londres deve fazer o registo uma ves que tenho residencia no uk. O consulado em londres diz-me que:
'Devido à falta de recursos humanos e aos inúmeros pedidos para registo civil, o Consulado Geral em Londres dá prioridade aos casamentos celebrados no Reino Unido.'
Eu pergunto, que me falta para poder preencher os requesitos acima referidos? Para que pagar os impostos se e este o tipo de servico recebido? E facil para os diplomatas fazer viagens nao interessa para onde, nao sao elas a paga-las!!! Eu ter que ir a Roma, pagar o bilhete de aviao, alojamento e outras despesas para registar o meu casamento quando tal pode ser feito aqui em londres parece-me demasiada burocracia e uma injustica.

Anónimo disse...

o consulado portugues em londres e uma vergonha

Thieves fighter disse...

@gen,

caso ainda nao tenhas conseguido fazer o registo do seu casamento, o que é perfeitamente possível a julgar pela eficiencia dos serviços consulares portugueses em London, vai a sugestão: o que conta é casamento no civil. Religioso é opção, portanto não tens que dizer nada que casou ou deixou de casar na Italia. Casaste no UK e pronto. Ou existe alguma lei em Portugal que obriga o gajo a casar no religioso?

Em qualquer caso, para que é que queres registar alguma coisa na burocracia portuguesa? Veja bem se vai te ser útil para algo, porque caso contrário é melhor nem saberem que existes porque logo vão te cobrar imensas taxa e impostos e outras robalheiras do gênero só pelo facto de existires....

Bem, se já te registastes, estás lixado, pá :-P

Hey, autor do blog, desiste desse seu sistema de prova anti-robot e adota um mais simples, man. Essas asquerosas letrinhas torcidas são mais condizentes com a cabeça dos burocratas portugueses... ;-)

Para terminar, o burocrata na verdade é um ladrão. Ele nos rouba a coisa mais fundamental que temos na vida e que é a base para todo o resto: o tempo. May they all rotten in hell. Amen.